segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de Abril, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

Um Feliz Dia do Livro a todos os leitores!

Hoje, mais de cem países comemoram o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura e a proteção aos direitos autorais.

Uma homenagem, que tem mobilizado diversas editoras pelo mundo, assim como livreiros, bibliotecários, autores, tradutores, e milhões de amantes da literatura que prestam, na data de hoje, seu tributo ao livro, a leitura e a literatura.

A data, criada na XXVIII Conferência Geral da UNESCO, em 1996, foi escolhida como uma forma de honrar a antiga tradição catalã, na qual, em 23 de abril, celebrado também como o dia de São Jorge, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha recebendo em troca um livro. O que nos últimos tempos, também tem se tornado uma tradição em outros países. 

Neste dia, é prestado também um tributo a importantes nomes da literatura mundial, que nasceram ou morreram nesta mesma data, porém em anos diferentes. 

Entre eles estão os renomados escritores William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Garcilaso de La Vega, além de Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Que tal lermos algumas frases de William Shakespeare:

"A gratidão é o único tesouro dos humildes".

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar".

"A alegria evita mil males e prolonga a vida".

sábado, 21 de abril de 2012

Um inconfidente, herói!



Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais.
Joaquim José da Silva Xavier era filho do reino Domingos da Silva Xavier, proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos.
Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era destinta. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes, um tanto apreciativa.
Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787.
Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.

Comemoração de sua bravura nosso nobre herói!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio, 19 de abril

O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.


E para manter nosso patriotismo, recomendamos a música Índios do Legião Urbana, para refletirmos um pouco mais sobre o que andamos fazendo com nossa primeira resquícia de sociedade.


Docere et Delectare
Horácio

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil

A partir da contribuição de Monteiro Lobato, para a formação de uma Literatura, digamos, voltada ao público infantil, temos hoje marcado como data a estruturação desse manifesto.
Não apenas de histórias fantasiosas, míticas ou de acervo cultural os livros são feitos. Todo um enredo se programou durante séculos para a efetivação dessa linha e de sua importância.
Além de brincar e ser educada, a criança precisa de um direcionamento a mais para o incentivo ao convívio social... Através da leitura, isso se forma de maneira simples e clara, principalmente quando há alguma publicação direcionada a uma estratégia específica, seja através de gravuras para alfabetização, seja através de poesia concreta para entender mais de literatura, o importante é valorização desse ramo para futura união/apego ao meio de obtenção de conhecimento mais antigo, simples e completo: A Leitura!
E em homenagem a essa incrível contribuição, comemora-se também hoje, o dia de Monteiro Lobato, pré modernista e precursor incrível na implantação de uma literatura infantil nacional!!








Apenas mais um incentivo à criação de bons leitores!


Have a Nice Day
Bon Jovi

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa

Valores adquiridos com o tempo, são repassados de geração em geração... Uma das maiores conquistas Cristãs é a vida, e todo o envolvimento amoroso pelo qual, em sacrifício, o maior de todos os homens a concedeu à humanidade. Construir valores acerca desses ensinamentos e enaltecê-los "amar o próximo" e a "Deus acima de todas as coisas", junto a outras construções, são virtudes inimagináveis.
Sentir toda essa emoção é dar valor a todo ato de bondade e generosidade tão lindamente colocada por Cristo. Sem ela, não haveria progresso!
Aqui esta uma imagem Épica. A Santa Ceia , pintada por Leonardo Da Vinci, mostra o último e fervoso banquete em que, antes de sua peregrinação, Jesus concedeu a seus discípulos. Todo o drama vivido a partir daí é consequencia de atos humanos que não se adequam bem ao bom convívio comum... Traços negativos como falsidade, descrença e inveja são observados com atenção a partir daqui... Os contornos dados pelo Salvador são demonstrações fiéis de como podemos viver bem e em paz sem cometer alguns erros e deslizes.









"Tempo de construir paz e valorizar sacrifícios"
Feliz Páscoa

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Boa Semana Galerinha!

 "Vida".
"A vida é muito curta para acordar com arrependimentos.
Ame as pessoas que te tratam bem.
Ame, também àqueles que não, só porque você pode.
Acredite que tudo acontece por uma razão.
Se tiver uma segunda chance, agarre com as duas mãos.
Se isso mudar sua vida, deixe acontecer.
Perdoe rápido.
Deus nunca disse que a vida seria fácil, Ele simplesmente prometeu que valeria a pena."